Compartilhar
Veja como armazenar e aproveitar a sobra do papel de parede

6 minutos para ler

Mudar o visual de um cômodo sempre é algo divertido de se fazer, já que “transformar os ares” pode dar um espírito totalmente novo àquele lugar, e uma das maneiras favoritas de fazer isso é utilizando os papéis de parede. Entretanto, muitas vezes, as pessoas não calculam muito bem as quantidades na hora de comprar, o que gera sobra do papel de parede, que, consequentemente, não é usado, mas, sim, deixado de canto nas decorações.

No entanto, o que poucos sabem é que essas sobras que não são utilizadas nas paredes ainda têm diversas utilidades decorativas. Isso porque, devido ao seu material resistente e à boa durabilidade, as sobras podem mudar a aparência de muito mais coisas além das paredes de um cômodo.

Para você entender um pouco mais sobre essa versatilidade, preparamos este artigo com as utilidades do papel de parede, que vão além de sua principal função e abrangem áreas, no mínimo, inesperadas. Continue lendo e confira!

O que deve ser feito com a sobra de papel de parede?

Os papéis de parede são materiais muito mais versáteis do que as pessoas imaginam, pois, além de decorarem a parede de um cômodo, deixando uma beleza visual, a sobra pode ser muito útil para compor outros itens. Abaixo, elencamos alguns exemplos.

Forrar móveis

Os móveis de uma residência, com o passar dos anos, podem apresentar algumas imperfeições na estrutura, como grandes arranhões ou lugares em que a tinta já desbotou. Mas a boa notícia é que esses objetos ainda podem se tornar mais bonitos e agradáveis com a sobra do papel de parede.

Além de conseguir cobrir o móvel todo, se você não tiver material suficiente, ainda é possível utilizar o papel para forrar somente as suas superfícies. Essa opção é válida caso você não queira uma cobertura completa ou caso ache necessário apenas equipar as partes superiores, o que facilita a limpeza das sujeiras e do acumulo de pó.

Decorar objetos

Além de ser aplicado nas paredes, o que é mais comum, o papel também pode servir para revestir pequenos objetos e deixá-los renovados como uma alternativa na decoração.

Algumas das suas melhores opções de objetos para decorar são cadernos de escola, pequenas caixas para a guarda de itens, vasos de plantas, potes em geral e, até mesmo, o fundo dos nichos, os interruptores e os espelhos das tomadas.

Utilizar nas molduras

Molduras para pinturas e fotos são outros grandes tópicos de relevância. Geralmente, esses itens acabam não tendo tanta importância, pois são de cores mais neutras ou de materiais com pouca coloração, como metais e madeiras.

No entanto, mesmo que a imagem seja colorida, optar por molduras diferentes também é um charme adicional. Dessa forma, o papel de parede pode ser aplicado como uma opção fácil e prática para embelezá-las.

Revestir um jogo americano

As sobras de papel podem facilmente dar uma nova cara para os itens da cozinha, como um sousplat ou um jogo americano. Nesse caso, as estampas com formas geométricas e românticas proporcionam mais personalidade para as refeições.

Poás e flores são os mais recomendados para cobrir totalmente o item, mas incluir apenas uma tira de papel neutro também pode ser uma maneira de renovar a decoração.

Reformar prateleiras

Prateleiras são uns dos itens mais versáteis que se pode ter para organizar a casa, graças à grande gama de possibilidades de utilização. Mas é possível que você opte por usar uma prateleira em algum cômodo ou coloque algum item específico sobre ela e o seu visual não ornamente como um todo.

Assim, há uma variedade de opções de papel de parede, que variam entre lisos ou com textura, coloridos ou de cores únicas e com imagens ou estampas, sendo possível encontrar sobras que, com certeza, combinarão com a sua prateleira, dando um ar mais alegre aos objetos.

Forrar a porta

Pode parecer estranho falar em forrar a porta com papel de parede, mas saiba que essa é uma prática que vem se tornando muito comum nos últimos tempos. Isso porque é possível “esconder” pequenas avarias e ainda transformar o ambiente.

Assim como as prateleiras, as portas são bem simples de se encapar por terem um formato retangular, facilitando todo o processo. Para isso, basta cortar o buraco da maçaneta antes de aplicar o papel, para evitar que ele tenha que ser retirado.

Como armazenar o papel de parede corretamente?

Ao terminar de aplicar o papel em suas devidas paredes, muitas vezes, as rebarbas cortadas ficam amontoadas no chão, correndo o risco de serem pisoteadas e, até mesmo, de causarem um acidente por serem lisas. Geralmente, nesse caso, o mais comum é juntar as sobras e guardá-las em um armário, sem se preocupar com a forma de armazenamento, o que pode ser um grande erro.

Por isso, conforme for retirando as sobras do rolo original, procure sempre, e “de forma automática”, já posicioná-las em algum lugar plano, sem o risco de serem danificadas por outros objetos ou por você mesmo. Após todas terem sido separadas, será a hora de armazená-las e existem duas principais preocupações para serem consideradas nessa situação: encontrar uma forma de não amassar o papel e buscar uma maneira de prevenir o seu desbotamento.

Para evitar amassados, guarde-as sempre em um lugar de fácil acesso, de modo que você não precise exercer força para retirá-las, pois essa força pode fazer com que o papel seja rasgado. Além disso, enrolá-las em forma de cilindro também ajuda a evitar danos. Já em relação ao desbotamento, evite deixar os papéis em lugares com alta umidade e em contato com algum produto químico, como descolorante.

A sobra do papel de parede é realmente útil para decorar qualquer objeto e renovar o ambiente. Assim, se você souber exatamente o tamanho do objeto que deseja encapar e tiver os materiais de corte necessários, certamente, estará pronto para fazer a aplicação. Isso porque o procedimento é muito simples e pode ser realizado por qualquer pessoa, bastando ter uma pequena noção sobre o assunto e apostar nessas dicas para adaptar e reutilizar a sobra do papel de parede onde desejar.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos e parentes também possam ter acesso a informações interessantes como essas.

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Segurança
  • Norton Secured
  • selo
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp