Compartilhar
Posso colocar papel de parede no banheiro? Tire agora suas dúvidas!

6 minutos para ler

Uma dúvida muito comum na hora de renovar os ambientes é a possibilidade de usar ou não o papel de parede no banheiro, devido às questões relacionadas com a umidade e manutenção. Isso porque, há um tempo, essa opção trazia prejuízos como a deterioração do papel causado pelo vapor do local. No entanto, atualmente com o avanço da tecnologia e qualidade, esse item se tornou mais durável. Então, você deve estar se perguntando posso colocar papel de parede no banheiro?

Para responder essa questão, diversos fatores devem ser levados em consideração, como as condições da parede, material e o tipo do papel, por exemplo. Todos esses cuidados são necessários antes da compra do papel para manter a qualidade e durabilidade do produto e evitar aborrecimentos futuros.

Criar um efeito diferente e proporcionar ilusões de ótica com o papel de parede nos ambientes é algo incrível. Por isso, preparamos este conteúdo para esclarecer se a aplicação do papel de parede no banheiro é ou não possível. Acompanhe!

É possível usar papel de parede no banheiro?

O papel de parede pode ser usado no banheiro desde que tenha um cuidado especial com o processo de aplicação e escolha do material. Isso porque o banheiro é um local que esta em constante contato com o vapor e a água e, nesse caso, exige um papel de parede impermeável e específica para as áreas molhadas. Dessa forma, é possível deixar aflorar a criatividade e utilizar o papel nas mais diversas áreas do banheiro, proporcionando um ambiente moderno e sofisticado.

Quais as condições ideais para aplicação de papel de parede?

Ter uma ventilação correta no banheiro é muito importante para evitar o excesso de umidade nas paredes e garantir a possibilidade de sair o ar. Mas, além disso, se tratando de instalar o papel de parede no banheiro, é preciso levar em consideração alguns cuidados necessários com a superfície e pré-aplicação, estando com azulejos ou não. Dentre as principais condições podemos citar:

Limpeza – para aplicar o papel de parede a superfície da parede deve estar limpa e livre de fomos. Caso contrário, essa má impermeabilização pode gerar problemas, fazendo com que o papel de parede adequado não dure o tempo suficiente e comece a sair, pois a umidade tende a pernetear no papel deixando a força de adesão reduzida.

Relevo – relevos devem ser observados antes da instalação do papel, para que possa ser feito os reparos com o objetivo de ter uma parede lisa e sem imperfeições que possam se destacar no revestimento.

Contato com a água – essa é uma possibilidade que certamente vai acontecer em um banheiro, sendo necessário observar o tipo de material do papel de parede que pretende aplicar.

Escolha do material – para as áreas molhadas o material mais indicado são o vinílico e PVC. O de vinílico é constituído de PVC e tem sua base de papel ou tela, passando por tratamento especial para proporcionar a durabilidade e a aparência de tecido. O PVC também conta com um material diferenciado que não retêm a umidade do local e prolonga sua vida útil.

O papel de parede pode ser usado sobre azulejos?

Essa é das vantagens, pois não é preciso remover os azulejos para instalar o papel de parede, mas desde que ele seja um tipo de adesivo, porque a cola usada para este material geralmente só funciona em contato direto com a pintura. Também vale observar se o rejunte ou o azulejo esta em relevo e saltando para frente, pois certamente irá marcar o papel, sendo preciso optar por estampas que melhor possam disfarçar essa condição.

No entanto, caso forem azulejos antigos e danificados, com rachaduras e começar a descolar da parede, cobrir a parede com o papel de parede não será a solução. Diante disso, é preciso remover todos os azulejos para depois aplicar o papel.

Onde aplicar o papel de parede no banheiro?

Com o avanço da qualidade desse item, a dúvida de como posso colocar papel de parede no banheiro se tornou uma opção válida, mas é necessário ter alguns cuidados nos locais escolhidos, como:

Atrás da pia e do espelho – o papel de parede usado como pano de fundo neste local pode deixar a decoração mais sofisticada. Pois o espelho e a pia sempre chamam muita à atenção, e o papel de parede jamais vai passar despercebido.

Lavabo – no ambiente que não tem contato com a água, a criatividade e as diversas opções de papel de parede podem ser exploradas. O mais utilizado é o papel de parede lavável, pois ele tem a facilidade da limpeza usando apenas um pano úmido.

Atrás da bacia sanitária – essa é outra ideia bastante usada, principalmente para quem deseja ter apenas um detalhe para renovar o banheiro, optando por utilizar uma faixa do teto até o rodapé atrás da bacia sanitária.

Dentro o box – uma opção muito inovadora é usar o papel de parede em vinílico dentro do box. No entanto, o constante contato com a água quente pode diminuir a durabilidade do produto, sendo preciso à troca após um determinado tempo.

Qual a importância de valorizar a qualidade do papel de parede?

Texturas emborrachadas, TNT e vinílico, são alguns materiais específicos para áreas molhadas, justamente pelo fato desse tipo de papel de parede estar em contato constante com a umidade, garantindo a durabilidade e manutenção por mais tempo.

Por isso, é fundamental valorizar a qualidade do produto e escolher o papel de parede ideal para cada tipo de ambiente. No lavado, por exemplo, o papel de parede comum pode ser utilizado nos locais que não tem contato com a água, tendo opções mais amplas em relação às estampas e texturas como os tons de cimento queimado, concreto aparente, listras, retrôs e até 3D.

A questão de como posso colocar papel de parede no banheiro já não é mais uma dúvida, pois são inúmeras as possibilidades de utilizar esse item para renovar esse tipo de ambiente e deixá-lo ainda mais bonito e aconchegante.

Agora que você já sabe como utilizar o papel de parede no banheiro, que tal aproveitar a visita e conhecer a nossa seleção de adesivo de azulejo? Certamente eles ficarão incríveis em diversos ambientes de sua casa. 

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Segurança
  • Norton Secured
  • selo
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp