Compartilhar
Onde usar papel de parede? Descubra como customizar seus objetos!

6 minutos para ler

Decorar e reformar sua casa são atividades muito gostosas de se fazer, pois exercitam totalmente a criatividade, explorando todos os seus talentos escondidos. Trocar os pisos, mudar a aparência dos cômodos e substituir os móveis são algumas das práticas mais comuns. No meio dessas mudanças, um item que facilita a decoração devido à sua grande variedade é o papel de parede. Mas você sabe onde usá-lo?

Esse material de reforma e mudança de visual é muito utilizado nos dias de hoje, dado a sua versatilidade e praticidade. Mas o que muitas pessoas não sabem é que ele serve para muito outros locais além da parede, sendo também bastante eficaz para customizar objetos e diferentes superfícies.

Para entender mais sobre onde usar papel de parede, continue com a gente e veja por que ele é tão interessante e pode ser aplicado sem medo para reformar diversos itens!

Onde usar papel de parede?

Que eles são espetaculares para colorir qualquer cômodo, modificando a aparência das paredes, nós já sabemos. Mas o que muita gente não sabe é da versatilidade absurda desses papéis, indo muito além das paredes e se aventurando em cobrir superfícies e até mesmo móveis.

À primeira vista, pode parecer que a ideia não vai dar certo, mas, ao nos depararmos com um objeto ou móvel em más condições ou que esteja na fila da reforma, geralmente pensamos em duas soluções: jogar fora ou mandar para um conserto especializado. No entanto, a possibilidade de usar papel de parede torna-se uma opção bastante vantajosa.

Barato, fácil de encontrar e de uma aplicação muito prática, o papel de parede tem os mais diversos estilos, formatos, estampas, cores e até mesmo texturas. Toda uma diversidade esperando para ser utilizada na customização de uma imensa gama de objetos do seu interesse.

Como o papel de parede pode ser utilizado?

Por ser de um material que corta facilmente, o papel de parede se mostra muito versátil. Você pode moldá-lo como quiser, basta apenas saber a medida do que quer encapar, marcar, cortar e aplicar, sem nenhum segredo. Veja agora os principais itens que você pode transformar e que ficarão ótimos com uma bela camada desse papel.

Acendedores

Para começar, vamos falar dos acendedores, ou interruptores. Se você não tem um papel em sua parede e quer dar um toque de cor a mais, ou até mesmo se já tem e quer um contraste, encapar seus interruptores é um detalhe essencial.

Você vai precisar desparafusar o interruptor da parede, tirar suas medidas, cobri-lo com o papel, cortar os espaços necessários e colocar de volta em seu lugar de origem.

Espelhos

Com os espelhos, o papel pode ser usado de duas principais maneiras. A primeira é mais comum: revestir a sua moldura. Se o espelho não for fixo na parede, basta removê-lo e cortar o molde para aplicar.

Já no espelho fixo na parede ou sem moldura, uma boa opção é criar uma guarnição com o próprio papel. Assim, é possível decorar o espelho com o formato de moldura e texturas que combinem com a decoração do ambiente.

Quadros

Com o mesmo processo dos espelhos, é possível decorar as molduras dos quadros. Mas, além disso, você também pode usar o próprio papel para criar seus quadros. Por ter diversos tipos de estampas, com certeza, você achará alguma que pode ficar bonita em um quadro. Basta cortar a figura e aplicar direto na parede, ou criar um suporte com fundo e moldura. Assim, será viável mudar o quadro de lugar.

Mesas

Mudar o visual das mesas é prático e fácil, principalmente quando você está querendo esconder aquele arranhado ou simplesmente cansou das cores monótonas do seu móvel. Nesse caso, é possível revestir o objeto por completo ou por partes, como nas pernas da mesa ou somente na tampa. Contudo, tenha cuidado! Se a mesa tiver partes de vidro ou mármore, lembre-se de retirá-las durante o processo, para evitar acidentes.

Escadas

As escadas também ficam lindas com um pouco mais de cor. Os principais pedidos para elas são a cobertura das partes verticais dos degraus (onde não se pisa) ou o contorno dos degraus na parede.

Caso a ideia seja cobrir a parte superior do degrau com papel, lembre-se de comprar um exemplar com material mais resistente e não escorregadio, para que ele possa ser pisoteado diariamente.

Cabeceiras

Com o papel certo, é possível criar uma cabeceira para a sua cama, gerando uma bela combinação com o seu quarto. Para isso, basta usar as medidas da cama e alinhar o papel na parede. Posteriormente, molde e corte o papel no formato de cabeceira. Depois, é só aplicar onde sua cama vai ficar.

Teto

Se estiver procurando mudar completamente o cômodo, um dos lugares mais inusitados para usar papel de parede é no teto. Quando aplicado nas paredes, ele já deixa o ambiente incrível, então, imagine mudar a decoração de cima com uma estampa relaxante. Com certeza, o cômodo vai se tornar um ambiente único.

Luminárias

As luminárias podem ser um pouco mais difíceis de aplicar o papel de parede, devido à sua cúpula com formato cônico. Mas, mesmo assim, é possível revestir, basta calcular corretamente o formato do papel a ser cortado, para que toda a luminária seja preenchida, sem sobras ou amassados. Depois, é só aproveitar as novas cores.

Cadeiras

As cadeiras com papel são uma ótima pedida para acender o visual de um cômodo e dar um charme a mais no ambiente. No entanto, é preciso ter atenção quanto ao seu formato, pois devido a suas diversas partes, como pernas, encosto, apoio de braço, entre outros, fica difícil cobrir perfeitamente o móvel. Por isso, é de suma importância medir corretamente todas as partes.

Gavetas

Para finalizar esse pequeno compilado sobre onde usar papel de parede, temos as gavetas. Para quem não deseja revestir todo o móvel, mas ainda quer mudar o visual, estampar a frente das gavetas é uma ótima opção. Nesse caso, basta desparafusar o puxador para melhor aplicação e medir, cortar, aplicar e fazer os furos dos buracos. Além disso, para proteger o móvel, é possível encapar o fundo das gavetas.

A variedade de locais para usar papel de parede é realmente gigantesca. Além dos itens que citamos, é possível revestir diversos outros objetos para renovar a decoração. Mas, antes de começar, procure sempre identificar alguns detalhes, como qual estampa combina mais com cada objeto, qual vai encaixar melhor na decoração do cômodo, entre outros pontos que podem ser vitais para a beleza do resultado.

Gostou deste conteúdo sobre onde usar papel de parede? Então, siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossas novidades. Estamos no InstagramFacebookTwitterPinterestYouTube!

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Segurança
  • Norton Secured
  • selo
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp