Compartilhar
5 ideias de decoração faça você mesmo que você deve conferir!

6 minutos para ler

Para transformar a sua casa em um ambiente bonito e aconchegante, não é preciso gastar muito dinheiro com pequenas reformas ou compra de decorações caras. Existem maneiras criativas e muito baratas de conseguir o mesmo resultado, com uma economia e diversão muito maiores.

Neste texto, mostraremos algumas dicas de decoração “faça você mesmo” que podem ser feitas e utilizadas na sua casa muito facilmente e com materiais muito baratos. Para conhece-las continue a leitura.

1. Utilizar papel de parede

Os papéis de parede são alternativas muito mais baratas e interessantes para as pinturas convencionais. Existem modelos dos mais variados tipos, que podem ser facilmente aplicados e removidos da parede.

Assim, você poderá mudar as paredes da sua casa sempre que quiser, e não precisará fazer sujeira ou gastar de maneira considerável em latas de tinta, que podem ter um custo alto caso sejam utilizadas em espaços muito grandes.

No mercado, existem diversos tipos de papel de parede que podem ser utilizados, cada um com uma finalidade e propriedade específicas. Os mais comuns são os papéis adesivos e os vinílicos, mas também é possível encontrar modelos com texturas e desenhos diferenciados.

Os modelos adesivos são os mais práticos, já que não é preciso adicionar cola ou algum tipo de produto para que o papel de parede se fixe na parede, o que diminui ainda mais a bagunça para colocá-lo, além de deixar todo o processo mais rápido.

2. Aplicar adesivos em móveis

Não são apenas as paredes que podem ser adesivadas: móveis também podem receber esse tipo de finalização. Adesivar gavetas, mesas e outras mobílias é uma maneira simples e rápida de conseguir dar uma nova cara para a sua decoração.

É possível encontrar modelos de adesivos que imitam o acabamento normal do móvel, como madeira, mármore e granito. Entretanto, também é possível encontrar adesivos mais diferenciados, que deixarão o seu móvel único.

Antes de fazer o chamado “envelopamento”, é importante se certificar de que o local no qual será aplicado o adesivo está completamente limpo e sem nenhum tipo de desnível, já que essas imperfeições podem ficar aparentes com o papel.

Outra dica para aplicar adesivos aos seus móveis é levar em conta o restante da decoração. Utilizar uma cor muito chamativa pode não trazer um bom resultado ou fazer com que o móvel fique desconexo com o restante do comodo.

3. Fazer letreiro em MDF

Bastante comuns, os letreiros em MDF são muito fáceis de serem feitos e trazem um resultado muito bonito na decoração de comodas, mesas e estantes. É possível encontrá-los já prontos para a venda, seja em letras separadas ou palavras e frases prontas, mas também é possível fazê-los em casa.

Primeiramente, é preciso comprar as letras em MDF. É possível criá-las do 0, porém, dará um pouco mais de trabalho. Também é importante investir em outros materiais como tintas, papéis adesivos, tesouras e lápis para fazer o contorno das peças.

O primeiro passo é fazer o contorno da letra no papel adesivo escolhido por você para facilitar o recorte e deixar a letra com um acabamento mais bonito. É importante deixar o desenho bem fixo, além de fazer a marcação com um traço firme.

Depois, é só recortar na marcação feita por você e colá-la no MDF. Alguns modelos de papéis podem necessitar a aplicação de uma cola especial, enquanto outros já possuem cola no próprio papel, assim, você só precisará se preocupar com a formação de bolhas.

4. Criar um varal com fotos

Outra ideia de decoração bastante simples, mas com um resultado incrível e grande valor emocional é fazer um varal com fotos. É possível criar um modelo com diferentes materiais e tamanhos, por isso, é uma decoração bastante adaptável para a sua casa.

Você poderá adicionar tanto fotos suas, como de parentes, amigos, lettering ou qualquer tipo de imagem da qual goste e que combine com o restante da decoração do ambiente. Os fios e pregadores também poderão ter diversas formas e cores.

O importante é que essas fotos sejam menores e impressas em um papel próprio para fotografias, assim, elas durarão mais e terão menos riscos que ficarem manchadas ou rasgarem devido ao tempo, umidade ou vento.

Para faze-lo é muito simples: selecione as fotos que irão para o varal, determine o seu tamanho e corte o barbante com uma pequena margem de erro, para que possa fixá-lo com facilidade. Depois, posicione-o no local escolhido, seja através de ganchinhos na parede ou amarrado em algum local. Por último, adicione as fotos com os pregadores, tachinhas ou pregos, de acordo com o plano definido para o seu varal.

5. Reformar móveis antigos

Bem mais barato do que comprar móveis novos para a sua casa é investir no conserto ou reforma dos que você já possui. Com isso, você poderá dar um novo ar para a mobília, seja mudando a sua cor, ou repensando alguma característica que não combine com a decoração atual.

E importante escolher um profissional de confiança e que cobre um valor justo pela reforma, afinal, alguns reformadores podem cobrar um preço muito acima do que o esperado para a reforma do móvel, fazendo com que seja mais em conta comprar um novo.

Algumas reformas mais simples podem ser feitas por você, como trocar um puxador ou repintar uma superfície. Assim, o trabalho acaba ficando pronto mais rápido e o resultado acaba se tornando mais parecido com o que você esperava.

A aplicação de papel adesivo pode ser considerada um tipo de reforma, mas existem outras técnicas que podem ser aplicadas para mudar o acabamento ou consertar alguma imperfeição nos seus objetos. Para isso, é preciso pesquisar sobre a melhor técnica para cada caso.

Assim, escolhendo a decoração “faça você mesmo” e dicas que mais combinam com o seu estilo e personalidade, além do tipo de decoração da sua casa, você poderá ter um ambiente completamente novo e mais bonito, e o melhor, sem gastar muito!

Está com dificuldade ou dúvidas de como aplicar um papel de parede adesivo? Então acesse esse ouro post em nosso blog e siga o nosso passo a passo bastante explicativo!

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Segurança
  • Norton Secured
  • selo
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp