Compartilhar
Veja nossas dicas de como limpar o quarto do bebê corretamente!

6 minutos para ler

Um dos motivos de ansiedade e felicidade mais esperados para os pais é a chegada do bebê, pois diversos itens são planejados para esse momento, principalmente o quarto do pequeno. No entanto, para evitar problemas de saúde, é preciso limpar o quarto do bebê de maneira correta.

Isso porque o sistema imunológico da criança ainda está em formação e a exposição à bactérias, ácaros e fungos pode prejudicar o seu bem-estar. A princípio, essa pode ser uma tarefa complicada, pois além da limpeza básica, existem outros fatores que merecem atenção — aqueles relacionados aos produtos químicos que podem ser usados, por exemplo — mas tudo isso vale a pena ao ver seu pequeno crescendo e esbanjando saúde.

Por isso, preparamos este artigo para que, além de você poder criar um hábito prático, também saiba como limpar o quarto do bebê utilizando produtos e métodos adequados. Acompanhe!

Qual a importância de manter o quarto do bebê sempre limpo?

Muitos acreditam que manter um ambiente limpo é somente para deixar com o aspecto de mais arrumado e bonito. No entanto, a sujidade de um local não é o principal problema, pois esse é possível visualizar. A verdadeira ameaça é aquilo que não podemos enxergar a olhos nus: ácaros, bactérias e fungos, que causam doenças pulmonares, alergias e dermatites.

Por isso, limpar o quarto do bebê é essencial para proporcionar um local seguro e confortável, além de evitar até mesmo o surgimento de insetos.

Como limpar o quarto do bebê?

Manter o quarto do pequeno sempre limpo não é uma tarefa fácil, pois demanda tempo e disposição. Mas, criando o hábito diário e seguindo algumas dicas práticas, o serviço pode se tornar mais fácil e sem complicação. Dentre as principais dicas, podemos citar:

Use aspirador de pó

Prefira usar o aspirador de pó à vassoura, pois ela pode levantar o excesso de poeira do chão. Além disso, o aspirador é mais indicado para realizar a faxina completa, já que ele pode ser utilizado diversos lugares, como estofados, cortinas, colchão, almofadas, bichos de pelúcia, brinquedos etc., e não somente no chão.

Sendo usado diariamente ou três vezes na semana, o aspirador de pó elimina o acúmulo da poeira, contribuindo com a limpeza do quarto e o bem-estar do bebê.

Organize o cômodo

Geralmente, o quarto do bebê contém diversos itens que podem contribuir para desordem. Diante disso, é importante organizar o cômodo para que tudo seja facilmente encontrável. Nesse sentido, uma boa dica é separar o ambiente em três partes: trocas, brincadeiras e a hora do sono, para então colocar os objetos nas suas respectivas divisões.

Assim, produtos relacionados à higiene devem ficar na seção da troca. Os brinquedos, por sua vez, precisam permanecer na área de brincadeiras, enquanto as roupas de cama e berço ficam na parte de dormir.

Evite muitos itens na decoração

decoração é essencial para proporcionar o aconchego e bem-estar. Contudo, objetos acumulados no ambiente podem passar a sensação de desordem, além de acarretarem mais trabalho com a limpeza, fazendo com que a faxina demore mais para acabar. Nesse caso, escolha o mínimo de itens possível e invista no que é bonito e prático, como a decoração das paredes. A dica aqui é utilizar faixas, adesivos, pinturas e papéis de parede.

Passe pano úmido

A poeira pode se descolar facilmente com o uso do aspirador. Por isso, é recomendado passar um pano úmido logo após o aspirador para que não haja resquícios de sujidades que possam fazer mal para a criança.

Lave as roupas de cama

É necessário trocar e lavar as roupas de cama do bebê pelo menos uma vez na semana, a fim de promover a limpeza desses itens. No entanto, o uso de produtos com cheiro forte devem ser evitados no momento da lavagem, pois podem provocar reações alérgicas na criança.

Além disso, no momento da troca da roupa de cama, aproveite para limpar o berço em si com um pano úmido. Seu pequeno agradece!

Evite bichos de pelúcia

Os bichos de pelúcia dão um charme especial no quarto, é verdade, mas também acumulam muita poeira e devem, com frequência, ser lavados com água e sabão. Por isso, opte por ter poucos, de modo que consiga limpá-los regularmente.

Tire o bebê do quarto na hora da limpeza

Esse é um detalhe importante na hora de limpar o quarto do bebê! Afinal, seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento, e por isso ele pode ser sensível à poeira. Assim, durante a faxina, tire a criança do quarto e espere, ao menos, 30 minutos após a limpeza para utilizá-lo novamente.

Passe uma flanela nos móveis

Os móveis e prateleiras do quarto também devem ser limpos. A cada dois dias na semana, utilize uma flanela umedecida com água e passe em todos os armários, estantes e prateleiras para retirar bem a poeira.

Areje o ambiente

Permitir a entrada de luz solar e deixar o quarto ventilado diariamente para circular o ar é fundamental para evitar a proliferação de fungos e ácaros. Caso a altura da janela seja um risco para a criança, procure instalar grades ou telas de proteção para garantir a segurança ao mesmo tempo que mantém o local arejado.

Quais produtos usar para limpar quarto de bebê?

As crianças e os bebês costumam ser sensíveis a produtos químicos, por isso, o cheiro de certas substâncias pode fazer mal para os pequenos. Diante disso, o quarto e os objetos devem ser limpos com produtos sem resíduos tóxicos para evitar possíveis reações alérgicas graves.

No mercado, busque por produtos mais adequados para esse ambiente, com compostos sem cheiros, que sejam neutros e que não provoquem irritações. Para assegurar, verifique os rótulos das embalagens.

Por fim, o importante é criar uma rotina organizada para limpar o quarto do bebê, que se adeque à sua disponibilidade e necessidade de tempo, sem deixar de realizar outras tarefas do dia a dia. Lembre que pode ser necessário dividir as atividades com o parceiro para não se sobrecarregar.

Para tanto, estabelecer dias específicos para cada atividade e realizar um pouco diariamente pode ser uma boa opção para não acumular tarefas e manter tudo no lugar e garantir a saúde e o bem-estar do bebê.

Gostou das nossas dicas? Então siga-nos nas redes socais InstagramPrinterestFacebookTwitterYoutube e fique por dentro dos principais assuntos relacionados com o tema.

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Segurança
  • Norton Secured
  • selo
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp