Compartilhar
Como fazer o efeito marmorato? Saiba tudo neste guia prático!

12 minutos para ler

Muitas pessoas não sabem como fazer o efeito marmorato na decoração dos ambientes da casa. Vale ressaltar que esse visual no design de interiores tem ganhado cada vez mais adeptos. Por isso, tornou-se uma grande tendência.  Isso acontece por causa de sua beleza luxuosa e pela sua versatilidade, já que ele pode ser aplicado em praticamente todos os ambientes da residência.

Há formas variadas de conseguir a textura do mármore no local desejado, como pela pintura ou pelo uso de papel de parede. Ao escolher a melhor opção para o seu caso, é importante levar em consideração alguns pontos, como o custo, a praticidade, a contratação da mão de obra, os materiais necessários, entre outros fatores.

Para saber como fazer o efeito marmorato na decoração, acompanhe a leitura deste guia prático e tire as suas dúvidas agora mesmo!

1. O que é o efeito marmorato?

Atualmente, uma grande tendência na decoração de interiores é a criação do efeito marmorato nos diversos ambientes da casa, seja na sala de estar, na cozinha, no banheiro, na varanda gourmet, entre outros cantinhos. Esse efeito nada mais é do que reproduzir a textura do mármore no lugar desejado, sendo que é possível aplicá-lo no piso, na parede e, até mesmo, nos móveis. 

Ao compor a decoração com esse recurso, cria-se um visual que é bastante atraente e que traz a sensação de ter a natureza dentro de casa, tendo em vista a semelhança com a pedra mármore, o que, consequentemente, proporcionará aos moradores da residência mais bem-estar e tranquilidade.

Assim, além de trazer para a estética do local sofisticação e elegância, o efeito marmorato é capaz de influenciar a qualidade de vida de quem circula pelo local. Por esse motivo, essa textura é muito almejada em diversos estilos decorativos.

2. Como criar o efeito marmorato?

É possível criar o efeito marmorato por meio de técnicas de pintura, que podem ser realizadas com tinta ou com massa corrida, por exemplo. O resultado será uma superfície com textura que imita o mármore. Para isso, ainda é utilizado um método de polimento, a fim de que a pintura fique com aparência brilhante e vidrada. 

Logo, ao escolher a aplicação com pintura, é importante contratar uma pessoa que conheça a técnica e saiba como aplicá-la com perfeição. Pode-se ainda conseguir esse efeito por meio do porcelanato líquido.

Uma dica para ganhar tempo e gastar menos sem perder a qualidade no resultado é apostar no papel de parede com impressão de mármore. Nesse contexto, você alcança o objetivo do efeito marmorato de forma simples e sem complicações.

3. Por que utilizá-lo na decoração?

O mármore deixa os ambientes mais luxuosos e belos. Ele também ajuda a deixar os espaços pequenos mais amplos, pois a luz, seja ela natural ou artificial, reflete em sua textura brilhante, causando a sensação visual de que o local é maior do que realmente é. Logo, criar esse efeito em ambientes menores vale muito a pena. 

Ele também funciona muito bem em ambientes maiores, em que valorizam-se o espaço e a amplitude. Além disso, ele é fácil de ser adicionado em diversos locais da casa, fazendo com que seja prático criar uma unidade visual na decoração.

Ao pensar em um ambiente com unidade visual, uma dica é apostar em uma decoração minimalista em conjunto com a textura marmorizada. Esse estilo decorativo preza por organizar a casa e deixar apenas o que é necessário nos ambientes. Com isso, o efeito do mármore no ambiente ganhará mais destaque, sendo valorizado e deixando a decoração bela e cheia de originalidade.   

3.1. Versatilidade

Uma das grandes vantagens do uso do efeito marmorato nos ambientes é que ele proporciona muita versatilidade na hora de compor a decoração. Isso acontece tendo em vista que a combinação de cores utilizadas para criar a textura do mármore tende a seguir uma linha de tons neutros, como branco com cinza, branco com tons terrosos, branco com preto etc.

Desse modo, fica muito mais simples adicioná-lo em diversas decorações, seja na cozinha clássica, na sala de jantar rústica, no banheiro moderno, entre outras possibilidades de composições. Outro ponto bastante interessante é que esses tons também facilitam na hora de inserir os elementos decorativos que enfeitarão o local com harmonia e equilíbrio, como vasos com plantas, almofadas estampadas com cores intensas sobre o sofá, tapetes com texturas diferenciadas e quadros ou gravuras com molduras coloridas.  

3.2. Sofisticação e elegância

A decoração com mármore deixa a aparência do ambiente mais sofisticada e elegante. Isso acontece porque essa pedra sempre esteve presente em construções grandiosas na arquitetura grega, como nos Templos de Atenas e de Zeus Olímpico. Desse modo, essa pedra nos remete à ideia de luxo e riqueza. 

Trazê-la para dentro de casa de forma simples, como por meio da pintura marmorata, é uma ótima opção para quem quer deixar a decoração atrativa sem ter que realizar um alto investimento para que isso aconteça.  

3.3. Custo-benefício

Adicionar a pedra mármore nos ambientes pode fazer com que o custo do seu projeto de decoração fique bastante alto. Como vimos, uma maneira de contornar esse empecilho sem perder a beleza da composição que você deseja criar é por meio de recursos que imitam essa pedra, como a pintura marmorizada ou o papel de parede. Os dois fazem com que o preço para repaginar a sua residência fique muito mais acessível quando comparado ao investimento que seria feito para aplicar a pedra mármore.

Tenha em mente ainda que, ao optar pela pintura marmorizada, será necessário contratar uma mão de obra especializada para realizar o trabalho com tinta no local desejado. Já com o papel de parede, você mesmo pode instalá-lo sozinho ou com a ajuda de membros da família ou dos amigos mais próximos. Ou seja, nesse caso, você economiza na mão de obra e ainda cria muitas memórias inesquecíveis com os entes queridos. 

4. Onde utilizar o efeito marmorato?

Vimos que o efeito marmorato pode ser adicionado em vários locais da casa, como na parede, no piso e até mesmo nos móveis. Dessa maneira, ampliam-se as formas de compor belos ambientes que sejam esteticamente inovadores e cheios de autenticidade, a depender das suas preferências. 

Porém, é essencial ter em mente que o objetivo da decoração deve ser o de criar um cantinho que seja agradável, acolhedor e que proporcione muito bem-estar, para uma vida com mais qualidade, conforto e funcionalidade. Portanto, deve-se ter cuidado na hora de compor cada detalhe, a fim de que não haja excesso de informações, o que pode sobrecarregar visualmente o local. Afinal, isso pode trazer prejuízos para os moradores da casa, como dores de cabeça, ansiedade e sensações negativas.  

4.1. Parede

Um dos locais mais usuais para o uso do mármore é na parede, certo? Logo, é possível aplicar a técnica marmorato nela sem complicações. Para isso, você pode optar pela pintura ou pelo papel de parede. 

Como vimos, no primeiro caso, você precisará de uma mão de obra qualificada para fazer um trabalho adequado. Já no segundo caso, você mesmo pode encomendar a quantidade de papel necessária e aplicar sozinho quando e onde quiser. Ou seja, há muita praticidade e facilidade para repaginar os ambientes da casa.

4.2. Piso

A pedra mármore é bastante utilizada no piso de banheiros e de cozinhas, por exemplo. A pintura marmorizada também pode ser aplicada dessa maneira, porém, é importante ressaltar que, devido ao contato constante com a água e à umidade nesses locais, pode ser que a textura brilhante e vidrada sofra desgastes ao longo do tempo. 

Consequentemente, o seu piso perderá o brilho e, com isso, ganhará um aspecto mais fosco. Uma maneira de evitar esse problema é utilizando um adesivo para piso que imita o mármore em vez de fazer a pintura com tinta.

Esse adesivo para piso pode ser lavado. Ele ainda conta com a característica de ser antiderrapante, ou seja, será mais fácil evitar escorregões e acidentes, o que pode ser bastante perigoso no caso de haver crianças e/ou idosos no lar. Tenha em mente que o adesivo é produzido em vinil autocolante e tem impressão em alta definição para garantir um efeito elegante e belo.

Vale destacar que ele é resistente, durável e muito prático de ser instalado. Por causa de sua função autocolante, basta aplicá-lo sobre a superfície limpa, seca e lisa. Ou seja, você mesmo poderá fazer isso sem precisar quebrar o piso, o que gera poeira e outras sujeiras pela casa. Também não há a necessidade de contratar mão de obra qualificada para fazer essa tarefa por você.

Antes de comprar o adesivo autocolante, é importante tirar as medidas do local em que ele será inserido, a fim de saber a quantidade adequada para a sua situação. Com esse cuidado, é possível evitar dores de cabeça, como comprar uma quantidade inferior à necessária e ter que fazer um novo pedido, o que gerará mais um tempo de espera para a entrega e, consequentemente, atrapalhará o prazo da sua reforma. Além disso, conte com uma empresa especializada no assunto para assegurar que você seja bem atendido e fique satisfeito com o resultado. 

4.3. Móveis

A técnica de pintura marmorizada também pode ser realizada em móveis, como no baú, na mesa da área externa, na bancada da cozinha e do banheiro, entre outros locais que sejam de sua preferência. Para isso, faça o possível para deixar a superfície que será transformada lisa e sem relevos. Com esse cuidado, o resultado será mais bonito.  

4.4. Drywall

Tenha em mente que o efeito marmorato pode ser criado sobre a parede drywall, sem que haja qualquer prejuízo ao gesso. Ou seja, caso seja de sua preferência, essa técnica pode ser aplicada no teto dos ambientes também. 

5. Como reproduzir o efeito marmorato?

O marmorato pode ser reproduzido também com o uso do papel de parede que imita pedras. Essa é uma opção bastante interessante, tendo em vista que o resultado é rápido, não faz sujeira e o preço do investimento é muito atrativo. 

5.1. Com papel de parede

papel de parede adesivo é uma opção muito interessante para criar o efeito marmorato nas paredes e nos móveis. Você mesmo poderá realizar a sua instalação, uma vez que ele já contém a cola de aplicação.

Além disso, o seu material é vinílico, antirreflexo e pode ser lavado normalmente no dia a dia. Assim, a sua limpeza pode ser feita normalmente com o uso de sabão neutro e um pano úmido. Nesse caso, o ideal é deixar as portas e as janelas abertas para que haja a devida circulação do ar e, consequentemente, o papel seque apropriadamente, evitando mofos e o mau cheiro. Destaca-se que o material do papel é antimofo, sem cheiro e antichamas.   

Ele também pode ser usado em ambientes úmidos, como a cozinha, o banheiro, a área externa e a área de serviço. Nesses locais da casa, os modelos que imitam pedras, como o mármore, também são uma excelente opção, pois deixam a decoração muito elegante e luxuosa. 

Tenha em mente que, ao escolher o papel de parede para repaginar os ambientes da casa, você optará por uma forma simples, prática e rápida de deixar os espaços ainda mais bonitos, acolhedores e aconchegantes. Vale destacar que esse material, que é de ótima qualidade, também pode ser usado para envelopar o armário, a cômoda, a mesa de jantar, o balcão da cozinha e, até mesmo, os eletrodomésticos, como máquina de lavar e geladeira.

Uma das grandes vantagens de renovar os ambientes com o papel de parede é que ele é um produto acessível. Além disso, a sua durabilidade é, em média, de 5 anos em ambientes internos. Ainda, lembre-se de que ele é uma grande solução para quem busca renovar o visual da casa sem precisar quebrar nada. Ou seja, não haverá poeira e barulhos desagradáveis de obra para que a sua instalação seja feita. 

5.1.1. Materiais necessários

No caso da aplicação do papel de parede, uma dica é preferir o modelo adesivo, pois ele é considerado a melhor opção do mercado. Além de oferecer qualidade de imagem e de material, ele é muito fácil de ser inserido nos locais. Afinal, basta colá-lo sobre a superfície lisa e limpa para que o resultado fique excelente. 

No caso de outros papéis que não tenham a função autocolante, você precisará adquirir alguns materiais, como:

  • cola para papel de parede;
  • rolo aplicador;
  • espátula rígida;
  • régua;
  • tesoura;
  • esponja.

Ao aplicar o papel com a cola, é preciso ter cuidado para não fazer bolhas. Nesse caso, o ideal é que você conte com a ajuda de uma pessoa para ajudar a estender o papel perfeitamente enquanto o outro faz a parte de colar. 

Viu como fazer o efeito marmorato é mais simples do que você imagina? Com certeza, o resultado será uma casa ainda mais bela e com um visual elegante e sofisticado. Lembre-se de que é fundamental contar com um papel de parede de textura marmorizada que seja de um material de qualidade, ou seja, que ofereça resistência e durabilidade no longo prazo, como os produtos da Lar Adesivos. Com esse cuidado, é possível garantir a sua satisfação quando os ambientes ficarem prontos.  

Agora, que tal acessar o nosso site e ficar por dentro de algumas ofertas incríveis? Com os nossos produtos, você deixará a casa decorada de forma prática, rápida e sem complicações. Não perca!  

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Segurança
  • Norton Secured
  • selo
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp