Compartilhar
Quer saber como cortar um espelho em casa? Veja nossas dicas!

6 minutos para ler

Decorar as paredes é algo que quase todo mundo adora, pois muda o visual do ambiente para algo inovador, podendo combinar com as decorações de cada cômodo. Uma maneira muito interessante de se fazer isso é utilizando os espelhos antigos e os transformando em novos, mas desde que saiba como cortar um espelho em casa de maneira correta.

Adaptar esse item as novas situações pode parecer algo difícil, mas cortar vidro torna-se uma tarefa possível e simples de realizar quando se utiliza os métodos, ferramentas certas e equipamento de proteção adequado, fazendo do espelho um ótimo artigo de decoração.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como corta espelho em casa de maneira eficiente, sem causar danos ao material e, principalmente riscos de acidentes. Continue lendo e confira!

Como cortar o espelho em casa?

A primeira coisa que se deve entender antes de começar, é que todo o processo, apesar de simples, pode ser perigoso e causar sérios danos para quem esta cortando o material. O vidro é um item altamente cortante, assim sua pressão contra a pele pode ferir gravemente, além de poder voar estilhaços em sua direção, cair peças em nos pés e até mesmo poder acabar pisando em sobras no chão. Para cuidar disso é indispensável o uso de óculos de proteção, luvas anticorte e sapatos fechados, como também utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo.

Além de usar as devidas proteções é preciso conhecer os materiais necessários para que todo o procedimento seja realizado. Alguns dos principais itens são: um pano de limpeza, álcool, caneta marcadora, uma régua, toalha e também um estilete ou cortador de vidro.

Agora veja onde cada um desses equipamentos se aplicam.

Limpar a superfície

Um dos primeiros passos de como cortar espelho em casa é a limpeza. Isso porque é extremamente importante que o vidro esteja totalmente limpo, sem nenhuma sujeira, como ciscos ou manchas.

A presença de sujeira pode atrapalhar na hora de marcar o vidro, além de tirar a lâmina de corte do seu curso, podendo riscar, cortar errado e até mesmo quebrar o vidro. Para realizar a limpeza sobre a superfície utilize um pano ou flanela umedecido com o álcool. Passe o pano quantas vezes for preciso para que a área de corte termine limpa.

Fazer a marcação

Com o espelho limpo, agora é preciso decidir o formato que deseja que o espelho tenha, podendo variar entre retas e linhas curvas. Se a intenção é somente diminuir seu tamanho ou deixar em formatos retos, deve utilizar régua e caneta marcadoras, demarcando todo o espaço a ser cortado.

Nesse caso, lembre-se de fazer linhas bastante visíveis para que não haja dúvida na hora de cortar. Para linhas não retas procure manter a máxima precisão na hora de marcar, pois possivelmente não haverá uma segunda chance de corte.

Forrar uma superfície firme com uma toalha

Deslizar não é uma opção, o vidro deve estar firme em uma superfície pra evitar acidentes. Procure uma superfície plana e nivelada para realizar o corte, o ideal é que seja feito em mesas que possam receber danos de corte ou até mesmo no chão.

Após decidir o lugar, o forre com uma toalha para criar uma aderência ao vidro e evitar deslizamentos. Certifique-se que a base não esteja bamba e não tenha riscos de ceder.

Deslizar o cortador na área marcada

Está na hora de saber como cortar um espelho em casa. Existem duas principais ferramentas para realizar o corte caseiro de vidro, o estilete e o próprio cortador de vidro. O cortador é recomendado para vidros mais grossos ou que exijam detalhamento como pequenas curvas.

Ao identificar qual opção é a melhor, com uma mão firme pressione a lâmina contra a marcação e deslize por toda a área marcada. Se o corte não for profundo o suficiente, exerça mais pressão, sem ultrapassar o limite que quebraria o vidro. Para melhores resultados, tente deslizar a lâmina até o final de uma vez só, sem pausas em seu caminho.

Destacar as partes cortadas

Após a marcação de corte estar feita, está na hora de retirar as rebarbas. O corte feito apenas irá cortar parte da espessura do vidro, o restante deve ser feito pressionando a parte final contra a mesa e levemente entortando as bordas para fora.

Isso também pode ser feito na beirada de uma mesa, pressionando as sobras para fora dela. Ao retirar as bordas, é necessário lixar todo o redor para o deixar liso e evitar acidentes com as lascas que sobraram.

Como esses espelhos podem ser utilizados para decorar os ambientes?

Mudar o formato dos espelhos ao cortar é algo que permite usar de sua liberdade criativa. Existe uma infinidade de formatos e tamanhos que pode aplicar em seu espelho, cada uma delas servindo para combinar com as mais diferentes decorações de sua casa.

Os espelhos conseguem transmitir um ar de elegância e aconchego, além de, muitas vezes, passarem a sensação de amplitude, fazendo parecer que o cômodo é maior que a realidade. Um jeito muito fácil de combinar os espelhos com o ambiente é usando em conjunto papéis de parede.

Isso porque os papéis de parede contam com uma infinidade de variedades como cores, formatos, texturas de fácil aplicação, proporcionando a combinação perfeita do papel com o espelho. Além dos ambientes pequenos ficarem maiores, os espaços mais escuros tende a se tornar mais leves. Espelhos na entrada do hall é um exemplo, pois ganha a sensação de amplitude e luminosidade, e quando associado à combinação com o papel de parede oferece mais requinte ao ambiente.

Outra dica é utilizar o espelho para destacar o papel de parede refletindo o revestimento na decoração e deixar o local ainda mais diferenciado. Mas vale ressaltar que é importante não instalar o espelho em locais que possam tirar a atenção, como no escritório ou atrás da TV, pois certamente será um pretexto para ficar se observando boa parte do tempo.

Assim, sabendo como cortar um espelho em casa é possível atingir qualquer formato e tamanho do vidro de maneira eficiente e sem riscos de acidentes, ganhando confiança e soltando a criatividade, espalhando diversos espelhos pelos ambientes e inovando a decoração.

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Segurança
  • Norton Secured
  • selo
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.
Abrir Whatsapp